Duvidas Mesh()

<<

deanactive

Data de registro: Qui Fev 04, 2010 11:35 pm

Mensagem Sex Fev 05, 2010 12:09 am

Duvidas Mesh()

Bom galera sou novo por aqui!

Meu nome é Dean,estou em planos de começar testes tambem nos radios Gi-Link Mesh tanto pra uso meu como futuro provedor de internet,e tanto para fins tecnológicos,estou precisando de várias informações que me seriam uteis.

Explicações:Estou precisando de tais informações pois pretendo conseguir parcerias para a implantação de testes,cujo necessitaria de uma licença da Anatel(scm) para prover e fazer testes, isso custa 9000,00 reais fora eng. de Telecom e fora os equipamentos propriamente ditos da Gi-Link.Inclusive da própria Gi-Link caso queira nos ajudar e ser nossos pareceiros,essa rede mesmo em fase exprimental pretende levar concorrencia a um provedor no interior que monopoliza o mercado acabando com qualquer direito de defesa do cliente.

Duvidas:

Por favor nao se assutem com a quantidade de perguntas,elas são muito necessarias,estou querendo entrar num edital para desenvolvimento tecnologico,e pretendia trabalhar com mesh nele.

Estou precisando das respostas URGENTE!!! a proposta tem que ser entregue ate dias 26 de fev.
enviem para o e-mail: deanactive@gmail.com

caso queiram add no msn(indentifiquem-se como do forum Gi-link): msn deanactive@hotmail.com

1° Gostaria de saber como estão os tramites com a Anatel para liberação dos radios.
2°Qual a chance dessa rede sobrecarregar?
3°Essa rede quando feita a malha com os respectivos Gateways e hosts,ela funciona como um sistema em cluster que soma a quantidade de processamento(no nosso caso poder de provimento de link)?
4°Caso utilize 1 Gat. e 15 Hosts qual banda real conseguiria passar sem causar latencia e gargalo na rede?
5°Eu poderia colocar um sitema de cache para fazer um cache full?
6°Caso eu trabalhe com um sistema em cluster com computadores que tenham alto desempenho e coloque provimentos web,e-mail,processamento de dados aos meus clientes conseguiria interliga-lo com a máquina(nó)mestre do sitema cluster?
7°Caso utilize antena externa,essa antena funciona junto com a antena interna,ou a interna desliga-se automaticamente?
8°Qual o alcance da rede onde meus clientes consigam conectar apenas com kit usb?
9°Qual a distancia indicada de cada radio host um do outro?
10°Caso utilize antena externa de 8 dbi o sinal permaneceria estavel?
11°Qual altura ideal do host para uma determinada rua ?
12°Caso eu tenha tanto a antena externa quanto interna fiquem conectadas simultaneamente,eu poderia colocar o radio com a antena interna mais alta para visão diretas com os outros hosts e a externa mais baixo para o sinal mais perto dos clientes?
(caso tenham outra sugestão melhor,qual seria?).

Caso queiram me ajudar e manter contato como parceiros contacte-me pelo e-mail:deanactive@gmail.com

Estou precisando das respostas URGENTE!!! a proposta tem que ser entregue ate dias 26 de fev.
enviem para o e-mail: deanactive@gmail.com

Agradeço desde ja a todos!!!

Fiquem com Deus.
<<

GIinfo

Data de registro: Qua Out 14, 2009 3:14 pm

Mensagem Sáb Fev 06, 2010 7:14 am

Re: Duvidas Mesh()

Bem vindo Dean

Aqui estao as respostas, veja se cobrimos tudo!

1° Gostaria de saber como estão os tramites com a Anatel para liberação dos radios.
Os tramites para aprovacao Anatel estao em fase final. Aguardo para Fevereiro 2010 a aprovacao completa do Wl2450 nas versoes indoor e outdoor

2°Qual a chance dessa rede sobrecarregar?
Como em qualquer rede voce tem que calcular a banda necessaria nos gateways para dar conta do trafego. A velocidade entre os nos depende das condicoes ambientais, distancia, antenna, interferencia
Baseado nesta informacoes voce tem que montar seu mapa de distribuicao.

3°Essa rede quando feita a malha com os respectivos Gateways e hosts,ela funciona como um sistema em cluster que soma a quantidade de processamento(no nosso caso poder de provimento de link)?
Cada radio e responsavel pelo controle de banda de cada cliente ligado a ele (via cabo ou wireless) e pelo calculo da rota de saida (o algoritmo de rota do mesh). Uma vez identificado os radios vizinho, e a rede passa todo processamento para cada radio individual e funciona de forma autonoma.
O Painel e somente para monitorar a rede ou introduzir alguma modificacao.
Importante nao e o processamento e sim a banda disponivel para escoar seu trafego.

4°Caso utilize 1 Gate 15 Hosts qual banda real conseguiria passar sem causar latencia e gargalo na rede?
A banda teorica e 54mb entre os nos ja que eles sao 802.11g, porem em aplicacoes reais visto no painel de controle tenho visto velocidade de ate 4Mb entre os nos com nivel de sinal acima de 48%.
Quando o sinal abaixa de 48% comeca a haver diminuicao na velocidade
Esta em desenvolvimento radios 11n com velocidade de 100mB e nos ja testamos em campo com velocidade de 30mb entre eles. Isso porem so vai ser para final de Junho.

5°Eu poderia colocar um sitema de cache para fazer um cache full?
Sim, estamos estudando um produto para fazer isso, o problema e que voce precisa far isso na sua saida para internet ou em cada no ligado a internet.
Outra opcao seria voce ter a sua banda em um local unico da cidade, e fazer um back bone pela cidade com varios radios de 5.8GHz e em cada ponto deste distribuir com rede mesh.

6°Caso eu trabalhe com um sistema em cluster com computadores que tenham alto desempenho e coloque provimentos web,e-mail,processamento de dados aos meus clientes conseguiria interliga-lo com a máquina(nó)mestre do sitema cluster?
A principio o Mesh usa outra filosofia onde voce liga o cliente direto a Internet, por varias rotas distintas descentralizadas, porem faz o controle de um local unico.
Se voce quer fazer um provedor de baixo custo, nao vale a pena investir em firewall, servidores de e-mail proprio que geram custo e MUITA mao de obra.
Como todos seus clientes estao online, voce pode oferecer os servicos a partir de um endereco publico que eles tem acesso.
Hoje os provedores estao fujindo ate de prover e-mail, que gera custo e mao de obra. Cada cliente que pegue seu hotmail ou yahoomail...

7°Caso utilize antena externa,essa antena funciona junto com a antena interna,ou a interna desliga-se automaticamente?
O radio vem em modo "diversity" onde ele pega o sinal que estiver mais forte na antenna. Se a antena externa esta ligada e tem mais sinal esta e o que vai ser usado.

8°Qual o alcance da rede onde meus clientes consigam conectar apenas com kit usb?
Depende de muita coisa, interferencia na area, obstaculos, tamanho do cabo e tipo de antena dos dois lados. Em algumas aplicacoes que nos temos USB com uma antenna pequena apontada direto para um no em geral alcansa 1Km. Porem temos casos de 400m a 8Km em condicoes especiais.

9°Qual a distancia indicada de cada radio host um do outro?
O ideal e ter os nos na faixa de 200m entre eles. Porem temos visto casos de casas vizinhas 50m ate 800m com a antena padrao do radio

10°Caso utilize antena externa de 8 dbi o sinal permaneceria estavel?
Sim, nao mais doque isso para evitar causar interferencia. Lembre que o ideal sao muitos radios criando rotas alternativas e nao replicar a topologia de rede POP onde um radio com uma unica antenna e todos apontados para ele.

11°Qual altura ideal do host para uma determinada rua ?
Eu tenho visto bastante sucesso com o pessoal colocando a maioria dos radios na altura dos telhados.

12°Caso eu tenha tanto a antena externa quanto interna fiquem conectadas simultaneamente,eu poderia colocar o radio com a antena interna mais alta para visão diretas com os outros hosts e a externa mais baixo para o sinal mais perto dos clientes?
(caso tenham outra sugestão melhor,qual seria?).
Cada radio mesh que voce colocar na rede vai contribuir com o alcanse da sua rede. Cada radio so vai usar 1 antena de cada vez. Estmos testando um radio com 2 RF um em 2.4 e outro em 5.8GHz para fazer o backhaul.
<<

deanactive

Data de registro: Qui Fev 04, 2010 11:35 pm

Mensagem Qui Fev 11, 2010 8:34 pm

Ae man ..obrigado pela resposta..

agora la vai mais..
rsrs

estou querendo saber se existe alguma solução ponto-a-ponto para o escoamento de link???
o firmware de vcs pode ser colocado em nanostation 5 para esse ptp?
<<

GIinfo

Data de registro: Qua Out 14, 2009 3:14 pm

Mensagem Qua Mar 17, 2010 8:34 am

Alo Dean

A GI-link esta trabalhando em um radio em 5.8Ghz (equivalente a Nano5) e em algumas solucoes em 11n para Junho 2010. Por enquanto ainda nao foram lancados.

Para fazer ponto a ponto nao vale a pena usar protocolo mesh. Quanto menos processamento melhor como usar uma Airaya ou uma conecxao em Layer2 (bridge). Menor processamento da menor latencia e mais velocidade.
<<

febz

Data de registro: Sex Abr 23, 2010 10:34 am

Mensagem Sex Abr 23, 2010 10:39 am

Bom dia pessoal, gostaria de saber como ficou a questão da Anatel e onde eu posso encontrar o WL2450 para comprar ?

Retornar para GI-Link Mesh Network